12 Cristais de Cura e Como Utilizá-los

cristais de cura

Descubra os 12 cristais de cura e como utilizá-los. As rochas têm propriedades curativas? O conceito de uma pedra calmante com poderes de cura não é algo novo. Na verdade, cristais e gemas brutas têm sido valorizados por sua beleza, raridade e alegadas propriedades metafísicas por milhares de anos.

O recente aumento na popularidade dos cristais, à medida que muitas pessoas buscam abordagens alternativas para o bem-estar e autocuidado, tem levado muitos a se perguntarem o que os cristais realmente fazem e quais oferecem propriedades curativas específicas. Desde a lazuli até a citrina, vamos conhecer alguns cristais e seus significados na cultura global de bem-estar de hoje.

O que são cristais de cura?

Cristais de cura são formações minerais naturais – pense em uma geoda, uma pedra polida ou um aglomerado – acredita-se ter propriedades metafísicas que promovem o bem-estar físico, emocional e espiritual, e conferem energia positiva.

A teoria é que os cristais interagem com o campo de energia do corpo para promover a cura física e espiritual. No entanto, não há estudos científicos que demonstrem que os cristais podem curar doenças ou transferir energia para uma pessoa.

Ainda assim, defensores destacam que o uso de cristais de cura remonta a várias culturas ao longo da história. Egípcios antigos, gregos, romanos, chineses e nativos americanos todos incorporaram cristais em suas práticas espirituais e de cura.

Historicamente, os egípcios usavam cristais como a lazulita e a cornalina em joias, amuletos e rituais de sepultamento. Na cultura chinesa, o jade era (e ainda é) altamente reverenciado por suas qualidades protetoras e de cura – você encontrará ferramentas na medicina tradicional chinesa que aproveitam o poder de cura do jade, como uma pedra de gua sha. As tradições ayurvédicas indianas há muito reconhecem as propriedades terapêuticas das gemas, conhecidas como ratnas.

Usando Pedras de Cristal

Se essas pedras têm ou não energia de cura depende da pessoa que está utilizando e vivenciando o próprio cristal. Não há um guia universal que explique os cristais e seus significados, pois eles têm usos diferentes em diversas culturas e contextos culturais. No entanto, há alguns que são mais amplamente aceitos.

Em alguns casos, especialmente em culturas ocidentais, essas “pedras de cura” são simplesmente usadas para ajudar a trazer consciência a uma meditação (ou prática semelhante) para o bem-estar. A cura com cristais, meditação, feng shui e joias permitem que o usuário se conecte com a Mãe Terra e o mundo natural (especificamente, o reino mineral) e explore suas necessidades espirituais e energéticas.

12 Cristais de Cura e Seus Significados

Eu escrevi extensivamente sobre cristais e vou explicar o que cada pedra de cura supostamente proporciona e como você pode usar essas pedras de cura (potencialmente) poderosas em uma jornada de autodescoberta. Felizmente, esses cristais não são raros; eles estão amplamente disponíveis. Aqui estão eles, sem uma ordem específica:

  1. Ametista: Paz e Espiritualidade
    Equilíbrio emocional em abundância! Na busca pela paz interior, agarre a pedra de ancoramento de cor lavanda conhecida como ametista. Popular em jóias e decoração de casa, esta é uma pedra protetora conhecida por sua energia calmante e capacidade de aliviar o estresse enquanto aprimora o desenvolvimento espiritual. Em algumas culturas, é conhecida como uma pedra de “curador mestre”. Para acessar uma profunda paz interior e conectar-se ao eu superior, muitos optam por meditar com ametista, pois ela está associada ao chakra da coroa (localizado no topo da cabeça), que o conecta ao universo.
  2. Aventurina Verde: Sorte
    A beleza verde jade conhecida como aventurina verde é considerada uma pedra de sorte e oportunidade, acreditando-se atrair abundância, prosperidade e equilíbrio emocional. Associada ao chakra do coração, acredita-se que promova compaixão e harmonia. Enquanto magnetiza riqueza, energia positiva e boa sorte, a aventurina verde pode afastar energia negativa.
  3. Lápis Lazúli: Comunicação Clara
    Um azul cobalto opaco salpicado de ouro, o lápis lazúli é um cristal deslumbrante de se contemplar – e um dos mais históricos também. Considerado uma pedra de sabedoria e verdade, acredita-se que aprimore a comunicação, intuição e crescimento espiritual. Usar um colar com esta pedra ajudará você a encontrar força interior através do uso da sua voz, pois o lápis lazúli está associado ao chakra da garganta.
  4. Olho de Tigre: Coragem
    Quando se trata de restaurar sua autoexpressão, o olho de tigre é uma pedra de cura poderosa. É principalmente associado ao chakra do plexo solar, o centro de energia para o corpo físico. É valorizado por sua capacidade de aprimorar a coragem, autoestima e autoconfiança.

Se a sua autoestima precisa de energia de cura, esta pedra de ancoramento ajudará a liberar o medo e sintonizar com sua sabedoria interna e força interior. Ela recebe seu nome de sua cor âmbar quase opalescente e estriada.

  1. Quartzo Rosa: Amor
    O quartzo rosa é um dos cristais mais populares, associado ao chakra do coração. Com sua bela tonalidade rosa suave, você pode encontrar o quartzo rosa abundantemente em joias, decoração de casa e, às vezes, até móveis. A pedra calmante é usada para ajudar as pessoas a se conectarem ao amor, compaixão e cura emocional. Também é frequentemente usado para atrair romance, absorver energia negativa e, é claro, promover o amor-próprio.
  1. Quartzo Transparente: Amplificação
    Esta pedra protetora é considerada um cristal versátil. Acredita-se que o quartzo transparente amplifica a energia – combinado com uma pedra calmante, por exemplo, você pode ter uma combinação de pedras muito reconfortante. Ele aumentará a intensidade de qualquer cristal com o qual você o combine.

Por si só, o quartzo transparente aprimora a clareza mental e apoia o crescimento espiritual. Como outro “curador mestre”, o quartzo transparente também pode ajudar no sistema imunológico.

  1. Labradorita: Habilidades Psíquicas
    Prepare-se para a transformação espiritual! Esta pedra protetora pode dar acesso a alguns sonhos selvagens, com seu brilho quase alienígena que parece como se a aurora boreal estivesse presa dentro dela. Reverenciada por suas propriedades místicas e transformadoras, muitas vezes é usada para aprimorar a intuição, o crescimento espiritual e a proteção.

Por acreditar-se que a labradorita estimula e ativa o chakra do terceiro olho, associado à intuição, habilidades psíquicas e percepção espiritual, o mineral é considerado auxiliar no acesso a níveis mais elevados de consciência, promovendo clareza mental.

  1. Citrino: Energia Positiva
    Diga adeus aos pensamentos negativos e olá a uma atitude positiva com o radiante citrino. Esta pedra de tonalidade dourada, translúcida e nutridora é conhecida como a “pedra da abundância”, acreditando-se que melhora a positividade, confiança e sucesso. Frequentemente usada para manifestação, pois pode atrair prosperidade. Pense: um raio de sol numa pedra. O citrino também é uma escolha popular para joias, devido à sua natureza estética.
  2. Malaquita: Crescimento Pessoal
    Se energias negativas estão bloqueando sua autoconfiança, busque uma pedra malaquita marmorizada, opaca e de tonalidade esmeralda. Além de ser deslumbrante, esta pedra muito ancorante acredita-se que libera emoções negativas e bloqueios emocionais.

Associada à transformação e cura, a malaquita pode auxiliar na cura emocional, crescimento pessoal e transformação positiva. Por sua vez, isso pode impulsionar a autoconfiança e a autoconsciência.

  1. Selenita: Limpeza de Energias Negativas
    Conhecida por erradicar energias negativas, alguns especialistas em bem-estar espiritual se referem à selenita como o “apagador mágico” para energias ruins. Renomada por suas qualidades de limpeza e purificação, esta pedra transparente e estriada é frequentemente usada para limpeza de energia, meditação (graças à sua energia calmante) e promoção de um ambiente pacífico.
  2. Turmalina Negra: Purificação e Proteção
    Afaste energias negativas e descanse na segurança da paz interior com a turmalina negra. Esta pedra protetora é valorizada por suas propriedades de proteção psíquica e absorção de energias negativas, quase como o carvão absorvendo toxinas. Alguns usam esta pedra negra como forma de limpar o corpo físico e emocional e aprimorar a energia de aterramento, bem como a estabilidade.
  3. Cornalina: Vitalidade
    Para impulsionar a energia física, autoestima e vitalidade, encontre uma cornalina vermelha. Ela está associada ao aprimoramento da criatividade, coragem e paixão, além de auxiliar na superação do medo, impulsionar a autoestima e promover energia positiva e escolhas de vida.

Qual cristal é o melhor para cura?

Diferentes cristais têm propriedades de cura, mas a ametista é uma boa escolha porque ajuda a trazer paz e a se sentir mais calmo.

Qual é o melhor cristal para auto cura?

Aventurina verde é ótima para se sentir sortudo e equilibrado, o que ajuda a cuidar de si mesmo.

O que são cristais de cura e como eles funcionam?

Cristais de cura são pedras especiais que, acredita-se, têm poderes para ajudar a se sentir melhor. Dizem que eles interagem com nossa energia para trazer conforto e equilíbrio.

Qual cristal é para positividade e cura?

Citrino é conhecido por trazer positividade, confiança e sucesso. Pode ser como ter um raio de sol em uma pedra!

Qual é o cristal mais poderoso?

O quartzo transparente é considerado muito versátil e poderoso. Dizem que ele amplifica a energia de outros cristais e ajuda a ter uma mente mais clara.

As pedras de cura realmente funcionam?

Algumas pessoas acreditam que sim, porque essas pedras podem nos fazer sentir melhor e mais equilibrados. Mas para outras pessoas, é uma questão de acreditar no poder especial dessas pedras.

Deixe um comentário